CONFIANDO EM DEUS. Sl 37.1-11


INTODUÇÃO: Este Salmo trata da prosperidade dos malfeitores e da adversidade dos justos. Antes da vinda de Cristo, esse problema parecia insolúvel, pois, o sinal mais eficiente de que havia o favor de Deus era a prosperidade pessoal e nacional. Em Cisto, aguardamos coisas melhores, pertencentes à eternidade, a apuração das contas no Dia do Julgamento. E o melhor sinal do favor divino para os crentes é a doce comunhão com Cristo no íntimo do coração.
Nos versículos de 1 a 11, onde li, há várias exortações para os aflitos, e vários deveres para o homem piedoso. Alguns deveres são positivos, outros negativos; o motivo de cada um se declara. Um dever, que se refere ao sentimento que tocaria a base da personalidade, se exprime basicamente nas expressões: “não fiques zangado” (traduzido por não te indignes) (v.1), “não te irrites” (também traduzido por não te indignes) (v.7) e “não te impacientes” (ainda traduzido por não te indignes) (v.8). As exortações positivas são especialmente: esperar, confiar, fazer o bem, descansar e esperar no Senhor. O motivo que nos leva a desejar passar mais tempo proporcionando o bem, do que preocupando-nos com aquilo que os ímpios fazem, é sinal de que a vitória dos ímpios tem vida efêmera e que logo serão exterminados, (vs.2,9,10).
Mas na verdade o meu propósito não é comentar o conteúdo total do Salmo, mas, baseado nos versículos 5 e 7, traçar algumas considerações sobre o tema CONFIANDO EM DEUS.

I – DEFININDO CONFIANÇA.

O que é confiança? Confiança é:

1 – Segurança íntima com o que se procede. Isto quer dizer: tenho medo de ser flagrado praticando algo, porque estou agindo corretamente.

2 – Confiança é crédito, fé. Quando vou alugar uma casa, fazer uma compra a crédito no comércio, a imobiliária ou o credor confiam em minha honestidade e por isso não exige fiador. Quando o exige é porque não confiam em mim.
No versículo 5, o salmista Davi diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele...” Será que realmente confiamos no Senhor? Por que pedimos, imploramos às vezes arrancamos os cabelos da cabeça, choramos e nada? Tiago no capítulo 1 versículos 6 e 7 diz: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e nada lhes impropera... Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando...”
A verdade é que nós não confiamos o suficiente no Senhor quando entregamos a Ele os nossos anseios. Vejamos a palavra do Apóstolo Pedro: “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (5.7).
Quando Davi diz “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele”, está-nos dizendo: Você tem uma doença crônica? Você está sendo perseguido no emprego? Você tem um problema familiar? Você está tendo dificuldade para se aposentar peloo INSS? Você está desanimado espiritualmente? Coloque tudo isto na mão do Senhor e confie nele.
Na Bíblia existem inúmeros exemplos de pessoas que confiaram no Senhor, mas, vou citar apenas um: o exemplo de Jó. Quem não conhece? Cap. 1 “Havia um homem na terra de Uz cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desviava do mal”, (v.1)

1 – Posição de Jó diante de Deus: era íntegro, reto, temente a Deus e desviava-se do mal.

2 – Posição na sociedade de então: era pai de sete filhos e três filhas; era rico. “Possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois, e quinhentas jumentas; era também numeroso o pessoal a seu serviço de maneira que este homem era o maior de todos do Oriente” (vs.2,3).
Todos nós conhecemos a história de Jó e sabemos que Satanás se apresentou a Deus e foi indagado a respeito de Jó quanto a sua integridade, o que ele respondeu: “por ventura Jó debalde teme a Deus? Acaso não o cercaste Tu de bens a ele, e a sua casa e tudo quanto tem? A Obra de suas mão abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra”. (v.9,10).
A Bíblia diz que num só dia Jó viu toda a sua fortuna desmoronar e a perda de seus empregados e seus dez filhos. Mas Jó confiava em Deus, v.22.
Satanás não se deu por vencido e retornou a Deus e dessa feita com uma investida maior. Senhor tornou a perguntar-lhe se havia observado Jó e tornou a falar-lhe sobre sua sinceridade retidão, temeridade a Deus e que se desviava do mal, o que Satanás responde: “Pele por pele, e tudo quanto tem dará pela sua vida” (Jó 2.1-4).
Jó agora ver-se na mais terrível adversidade. A partir daí a situação daquele homem piorou: a mulher aconselhou-o amaldiçoar Deus e morrer; os amigos o abandonaram e até as crianças zombavam dele 19.14-19.
Apesar da situação Jó continuou confiando no Senhor e a prova disso está na declaração que ele faz: “Porque eu sei que o meu Redentor vive...” (2.25). Isso é confiar no Senhor.
Deus honrou a confiança que Jó nele tinha. O cap. 42.10 diz que “O Senhor virou o cativeiro de Jó...” e ele recebeu tudo em dobro.

II – DESCANSA NO SENHOR.

Esta é a outra parte importante daquele que confia no Senhor. O versículo diz “Descansa no Senhor, e espera nele”. O que Davi quer dizer é que se você já colocou o problema na mão de Deus, por que ficar preocupado com o mesmo problema? A situação é a seguinte: digamos que tenha eu grande problema, porém acho-me incapaz de resolvê-lo Descubro, todavia, alguém que pode solucionar tal problema para mim e essa pessoa até se oferece. Entrego o problema. Devo continuar preocupado ainda com tal problema? Não. É aí que a Bíblia diz: “Descansa no Senhor e espera nele”.
Temos disso um grande exemplo na Bíblia em Atos 12.1-11:

“Por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da Igreja, para os maltratar;
E matou Tiago, irmão de João.
E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender a Pedro. E eram os dias dos asmos.
E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa.
Pedro, pois, era guardado na prisão; mas, a Igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
E quando Herodes estava para o fazer nessa mesma noite comparecer, estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão.
E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.
E disse o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alpacas. E ele o fez assim Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me.
E, saindo o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão.
E, quando passaram a primeira e segunda guarda, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.
E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei que verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava.
Examinemos a situação:

1 – Pedro está preso, sob a guarda de dezesseis sentinelas.

Numa situação como esta qualquer um de nós se não confiar no Senhor, cai em profundo desespero. Aí o crente que não tem segurança começa murmurar de Deus.
Sabe o que é murmurar? Entre outros significados, murmurar é maldizer, criticar, dizer mal de alguém, conceber mau de alguém. É isso que fazemos quando estamos reclamando quando estamos doentes; ou porque estamos desempregados, ou quando falta o dinheiro, etc. Pedro tinha toda razão para fazer isso, mas ele pelo contrário: descansou no Senhor (v.6).

2 – A providência de Deus.

De repente, surge o anjo do Senhor, resplandece uma luz na prisão, o anjo acorda Pedro, manda-lhe tomar a capa e as sandálias e segui-lo. Quando Pedro desperta de verdade estava na rua, o anjo havia desaparecido.
Quando dizemos que o Senhor está conosco, como disse Davi ano Salmo 23.4, não estamos mentido. Isso é uma realidade. Porém, é necessário que, além disso, coloquemos no Senhor toda a nossa confiança, I Co 10.13, Hb 13.4. Muitas vezes o nosso insucesso nas orações é porque sempre estamos em busca das coisas terrenas: saúde, finanças, moradia, emprego e solução de problemas outros. Mas, também precisamos pedir ao Senhor que aumente a nossa fé. A fé é a somatória da crença com a confiança.
Entrega teu problema ao Senhor, confia Nele e descansa Nele.

Que o Senhor Jesus nos abençoe.

Nenhum comentário: