VIVER CONTENTE


APRENDI A VIVER CONTENTE EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO (Fl 4.10-13)

INTRODUÇÃO.

Paulo, quando escreveu a carta aos filipenses, estava preso; pesava sobre sua cabeça uma sentença de morte.; estava passando necessidades, talvez, até fome. Ainda assim, declara estar contente.

Qual era o seu segredo? Como viver contente em toda e qualquer situação?

Podemos descobrir, analisando suas declarações, no texto lido. Vejamos:

I – PRIMEIRA DECLARAÇÃO: JÁ APRENDI (v. 11).

Antes de verificarmos que lição podemos tirar do aprendizado, verifiquemos o sentido do verbo aprender.

1 – Do grego (manthanô), que significa “aumentar o conhecimento” ou “ser aumentado em conhecimento”.

2 – Também do grego (ginoskõ), “saber pela observação e experiência”.

3 – Outro sentido no grego (akriboõ) “aprender cuidadosamente”.

Nenhum desses três verbos aplica-se ao aprendi que se encontra no texto. O verbo ali aplicado é:

4 – mueõ, cujo sentido é: “iniciar em mistérios”, traduzido na versão Almeida Revista e Corrigida por “estou instruído” (voz passiva, tempo perfeito) em Fl 4.12, ou seja, “aprendi o segredo”.

A primeira lição, então, que podemos tirar é que este estado de espírito não vem por acaso; é o resultado de um longo aprendizado.

Enquanto a as pessoas, na sua maioria, aprendem a se tornarem “fechadas”, desconfiadas e entristecidas com as amargas experiências da vida, o apóstolo Paulo, com estas amargas experiências, comuns a todos nós, aprendeu o segredo do viver contente. Paulo considerava cada experiência, fosse boa ou fosse ruim, uma excelente oportunidade para aprender a viver.

Será que é isto que nos falta? Uma atitude de aluno, positiva, diante das dificuldades e dos sofrimentos? Será que não é a falta de aprender o segredo, que faz muitos de nós murmurar, às vezes até xingar, cometendo quase que blasfêmia contra Deus, “que não vos deixará tentar acima do que podeis”? (I Co 10.13).

Paulo diz: “Estou instruído” (v.11) “Sei” (v.12).

II – APRENDI A VIVER CONTENTE (v.11)

A segunda lição que podemos tirar do texto bíblico é: o que temos aprendido?

Dando uma olhadinha mais profunda no texto bíblico, descobrimos que a palavra grega traduzida como “contente” é autarkes donde veio a nossa palavra Autarquia.

Autarquia significa: Governo autônomo. Administração que procede sem interferência do poder central; autonomia.

O que será que o apóstolo Paulo queria dizer, ao usar esta palavra? Que estava sorrindo à toa em meio às tempestades? Claro que não, pois, o sofrimento incomoda.

Na verdade o que Paulo estava dizendo é que é possível conservar a serenidade, o controle da situação, a autonomia, independentemente dos problemas que estamos passando. Logo, ele podia dizer assim: “aprendi a manter o controle”, isto é não preciso de ajuda, por conseguinte, estou “contente”.

Será que já aprendemos isto?

III – APRENDI A VIVER CONTENTE EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO. (v.11)

A terceira lição que podemos tirar deste texto é: É preciso aprender a manter a serenidade em qualquer situação.


Na hora da humilhação ou da exaltação.

Na hora da fartura ou da fome.

Na hora da abundância ou da escassez.

A maioria de nós não sabe administrar nem uma, nem outra situação.

Quando estamos na abundância, na nossa linguagem popular, estamos “por cima”, esbanjamos, isto é, gastamos em excesso o temos, humilhamos os que nada têm, aqueles que em nossa linguagem popular estão “por baixa”. Quando estamos na escassez, isto é “por baixo”, xingamos, reclamamos, sofremos, enchemos o coração de ódio e mágoa.

Muitos não são honrados por Deus, porque não teriam o mínimo controle numa situação de fartura e abundância.

O remédio é aprender a viver contente em toda e qualquer situação. Como diz Paulo: “Já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade”.


Paulo encerra este maravilhoso texto com esta declaração: “Tudo posso naquele que me fortalece”.

Temos ouvido as mais diversas aplicações sobre este versículo, tais como: ter, fazer, adquirir, conquistar, prosperar naquele que me fortalece. Na verdade não foi nada disso que o apóstolo quis dizer.

O que realmente ele quis dizer foi: Tudo posso administrar naquele que me fortalece.

Vejamos: Paulo aprendeu a viver contente em qualquer situação, porque Cristo o fortalecia.

Em nenhum momento o apóstolo pretendeu ensinar-nos alguma nova filosofia de vida ou uma oração mágica que forçasse as janelas do céu a se abrirem sobre nós. Lê tão somente estava relatando que chegou à maturidade da fé, que lhe dava o controle d situação – fosse ela qual fosse – porque o Senhor Jesus o fortalecia.

CONCLUSÃO.

O cristão, como qualquer outro ser humano, pode passar por diversas experiências na vida: da fome à fartura; da humilhação à honra; da escassez à abundância. Mas, é possível aprender a manter a serenidade em qualquer situação. No entanto, a plenitude deste aprendizado, só é possível para aqueles que buscam força em Jesus Cristo. Somente aqueles que estão ligados em Cristo e dispostos a aprender poderão um dia repetir com honestidade as palavras do apóstolo:

“Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”.

Nenhum comentário: