O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

Atos 1.5.

A Assembléia de Deus iniciou as suas atividades no Brasil lá pelos idos de 1910, apresentando ao povo uma doutrina diferenciada daquela que estava até então, sendo pregada no Brasil. Não tenhamos dúvidas de que as igrejas aqui já existentes pregavam o verdadeiro evangelho da salvação; falavam de Cristo como a única solução para redenção da humanidade, mas faltava nos seus ensinos algo muito importante que fora prometido pelo Senhor Jesus: o Batismo com o espírito Santo, Atos 1.5.
O que diferencia a pregação do evangelho feito por uma igreja cuja maioria de seus membros são batizados com o Espírito Santo, de uma igreja que se quer, os membros crêem neste milagre? Para respondermos a esta pergunta precisamos saber o que significa batismo com o Espírito Santo. Vejamos:

I – BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO É REVESTIMENTO DE PODER. (Atos 1.8).

Quando o Senhor Jesus estava dando as últimas instruções para os seus discípulos, antes de ser elevado às alturas, foi surpreendido pelo questionamento dos próprios discípulos que lhe perguntaram: “Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel”? O Senhor foi enfático ao responder: “Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”, Atos 1.8. O que estamos querendo provar é que a igreja evangelizadora precisa de algo mais, além do simples título de salvo, para que anuncie com eficiência o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, e esse algo não é outra coisa, senão o batismo com o Espírito Santo já mencionado no versículo 5 de Atos 1. O que se entende aqui é que batismo com o Espírito Santo é revestimento de poder. Mas poder para que?
1 – Poder para enfrentar o inimigo oculto.

Paulo em Efésios 6.10 diz “que não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”. Se bem prestarmos a atenção temos quatro tipos de inimigos ocultos com quais temos que lutar.Estes são: principados, potestades, príncipes das trevas e hostes espirituais da maldade, logo, para se entrar em um terreno onde estão ocultos tantos inimigos, precisamos estar revestidos de poder que não é outra coisa senão a autoridade concedida pelo Espírito Santo de Deus. Em outra versão o versículo 8 de Atos 1 diz: “recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo”.
2 – Poder para enfrentar o nosso próprio ego.
A maioria de nós é egoísta. Poucos são os que acham que há uma necessidade de evangelizar o mundo. Paulo achava que anunciar o evangelho era para ele uma obrigação, I Co 9.16, 17. Mas é o próprio Paulo que escrevendo ao Efésios pede oração para que lhe seja dada a palavra no abrir da sua boca, Ef 6.18-20. Na verdade irmãos, precisamos enfrentar a nós mesmos, nossa má vontade, nossa preguiça, nossos egoísmos e para tudo isso precisamos do poder do Espírito em nossas vidas. As almas por aí estão, carentes, necessitadas, vivendo a espera de uma palavra de conforto e salvação. O Senhor Jesus disse que ainda há outras ovelhas que não são deste aprisco e que lhe convém agregá-las, João 10.16. Como buscar estas ovelhas para o Senhor Jesus? Evangelizando-as, orando por elas, contribuindo para que sejam enviados pregadores, etc. Para todas estas tarefas precisamos estar cheios do poder do Espírito Santos, para sermos mais dinâmicos, evitando assim que o nosso próprio egoísmo prejudique a expansão do reino de Deus ns terra.
II – BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO É AVIVAMENTO.

Entende-se por avivamento, ato ou efeito de avivar. Mas avivar é: Tornar mais vivo; animar; excitar; tornar mais ativo; despertar, e outros significados que não nos interessam no momento. Pelos significados de avivar podemos concluir que quando os crentes de uma igreja são batizados com o Espírito Santo, esta igreja tende a ter um crescimento maior do que aquela cujos contes não são batizados. Por que? Porque:
1 – Trata-se de uma igreja viva.

Quem é vivo é animado, isto é, que tem alma (anima do latim) em outras palavras estamos dizendo que uma igreja viva é uma que se movimenta, tem dinâmica. É uma igreja cujos membros estão sempre a busca de algo novo, algo diferente para o crescimento do reino de Deus.
2 – Trata-se de uma igreja ativa.

Uma igreja ativa está sempre em atividade. Os seus membros estão preocupados com o crescimento dessa igreja e por isso vivem orando para receber o poder do Espírito de Deus. Os seus membros estão sempre procurando novos métodos de evangelismo para ganhar as almas para Cristo. Os seus membros estão sempre buscando o batismo com o Espírito Santo para serem cheios do poder de Deus.
A Assembléia de Deus dos anos trinta era uma igreja avivada. Os testemunhos daquela época eram edificantes. Quando um crente recebia a oportunidade para dar um testemunho, fala animadamente das bênçãos recebidas, nos cultos feitos às vezes em casas de outros irmãos: “Jesus salvou, dez, quinze almas, batizou vinte com o Espírito Santo e curou a enfermidade de alguns irmãos. O que está faltando hoje? Será que o Senhor Jesus mudou? Será que ele esqueceu as promessas que nos fez? Não Hb 13.8 diz”; Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente “Nós sim, mudamos, já não mais nos reunimos para buscar o batismo com o Espírito Santo. Talvez tenhamos nos preocupado muito com as igrejas que por aí estão oferecendo prosperidade curas e tenhamos esquecido de nós. A Assembléia de Deus é pioneira no Brasil com a doutrina do avivamento e do Batismo com o Espírito Santo”.
Que o Senhor Jesus tenha misericórdia de nós. O hino 453 de Harpa Cristã, nosso hinário que está sendo esquecido em muitas Assembléia de Deus, é um alerta para nós, vejamos.

III – BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO, COMO RECEBER?

Esta é uma boa pergunta, porque para se receber o batismo com o Espírito Santo é necessário que a pessoa apresente alguns requisitos. Vejamos.
1 – Crer.

É preciso ter uma fé autêntica para que se receba o batismo com o Espírito Santo. O Escritor da carta aos Hebreus diz que “A fé é o firme fundamento das coisas que se não se esperam e a prova das coisas que se não vêem”. Para que o homem natural seja revestido do poder do Espírito necessariamente ele precisa ter dentro de si a certeza de que Deus cumprirá essa gloriosa promessa. Aqui funciona muito bem a vontade de ter esse revestimento, porque o indivíduo começará a se esforçar e esse esforço leva a uma segunda coisa:
2 – Oração.

Sem uma oração fervorosa e perseverante, será totalmente impossível acontecer este milagre. Tive uma irmã de sangue, que tinha muita vontade de ser batizada com o Espírito Santo, mas perece que o Senhor Jesus, estava esperando dela uma oração mais fervorosa. Por isso certa manhã, após o marido sair para o trabalho ela foi arrumar a casa só que desta vez agiu de maneira diferente: enquanto varria a casa clamava: “Senhor batiza-me com o Espírito Santo”. Então varreu o quatro, a sala e quando varria a copa o Senhor a batizou com o Espírito Santo e ela sozinha falava em línguas enquanto continuava varrendo a casa. Quando o esposo chegou, ela tinha parado de falar em línguas, mas resolveu contar o milagre ao esposo, porém, não conseguiu porque voltou a falar em línguas outra vez.
Toda oração pode ser respondida, mas para que isso aconteça é necessário uma terceira coisa.
3 – Santidade.

Em João 9.31, está escrito que Deus não ouve a pecadores, por esta razão enfatizo que para que a oração seja ouvida e respondida, é necessário que o pedinte esteja em verdadeira santidade. Por outro lado o Senhor não vai colocar o poder do seu Espírito em um vaso que não esteja purificado. E por que não? Entendemos isso quando lemos 2º. Co 4.6, 7, que assim diz: “ Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para a iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo”. “Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não nossa”. Pelo que lemos, compreendemos que é necessário que haja uma verdadeira santidade, porque o poder que está dentro de nós pertence a Deus.
4 – Paciência.

Neste aspecto, queremos dizer que a vontade pertence a Deus, pois, é ele quem nos vai dar o seu Espírito. Aqui me faz lembrar dos quase cento e vinte irmão que após retornarem da despedida do Senhor Jesus, foram para o Cenáculo onde permaneceram orando, Atos 1.14. Permaneceram orando um dia, dois, três, sete, oito, dez dias ali. A ordem do Senhor Jesus era: “Eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder”. Ali estavam os quase cento e vinte irmãos. Desesperados? Acredito que não. Talvez um pouca cansados da rotina, enfadados, mas persistindo na espera, com fé de que haveria de receber o batismo. Em um momento qualquer o Senhor cumpriria a promessa. Repetindo Hb 11.1 “Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam”. No momento certo, no tempo de Deus, na hora exata, ali estava, bastou esperar. Atos diz: “Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda casa em que estavam assentados”.
“E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles”. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”.
Aí está meu irmão, você que ainda não é batizado com o Espírito Santo, siga esse caminho: creia, ore fervorosamente, santifique-se e espere pacientemente e o Senhor Jesus lhe batizará com o Espírito Santo.
Que O Senhor Jesus nos abençoe.

Nenhum comentário: